A cirurgia é realizada com o uso de um anestésico local e um sedativo, para garantir que o paciente esteja confortável e relaxado durante todo o procedimento. Uma pequena incisão milimétrica é feita na córnea e uma pequena sonda é inserida para quebrar e remover o cristalino. A nova lente é então inserida através da mesma incisão e posicionada na cápsula original para suporte. A incisão é então fechada e o paciente pode ir para casa no mesmo dia.
A recuperação da cirurgia de catarata é geralmente rápida e fácil. A maioria dos pacientes pode voltar às suas atividades normais dentro de alguns dias, e a maioria experimenta uma melhora significativa em sua visão. A nova lente não será afetada por nova catarata, então o paciente não precisará de mais cirurgia naquele olho.
É importante ter uma avaliação pré-operatória completa com o seu oftalmologista para determinar se a cirurgia de catarata é a melhor opção para você, e também discutir qual tipo de lente intraocular é mais adequada para suas necessidades visuais e estilo de vida.